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Profissão: Produtor

29 de outubro de 2008
Hideo Kojima, produtor da série Metal Gear

Hideo Kojima, produtor da série Metal Gear

Mais um artigo na série profissões! Esta quase no fim os artigos “genéricos” da série, o próximo é o de controle de qualidade! Após isso vamos para os artigos mais específicos!

Primeiramente vamos definir o que é o produtor… Os leitores já devem ter visto em filmes que existe mais de um produtor, um deles chamado de “produtor executivo”. Em jogos por causa que geralmente quem desenvolve não é a mesma pessoa que publica, os “produtores executivos” são os publicadores, e então surgiu-se a divisão de produtor externo e produtor interno.

O produtor (ambos) tem o trabalho de fazer o jogo sair do papel propriamente dito, ele é o mais próximo que existe da área administrativa “tradicional” que não vamos tratar aqui pois pessoas dessas áreas não tem tanta especificidade (exemplo: secretaria, marketing, RH, esse tipo de coisa…), o produtor quando ele mesmo não faz os serviços acima citado, é ele que liga a equipe do jogo com a equipe administrativa.

O que define a divisão de produtor externo e interno é basicamente onde ele trabalha, o produtor externo é externo ao estúdio de desenvolvimento, seu trabalho é fazer uma ponte entre o estúdio e a parte administrativa, o produtor interno é interno ao estúdio, e faz o estúdio funcionar.

Ambos os produtores no fim tem o mesmo trabalho, dar os meios para o qual o jogo é feito, é o trabalho de um produtor organizar o calendário (pelo qual este sempre acaba sendo chamado de “carrasco” ou “chefe chato” mas mesmo em jogos com calendário flexível, não ter um calendário é perigoso), também é trabalho do produtor conseguir uma equipe (se não existir um setor de RH, ele faz isso por ele mesmo, se existir ele trabalha com o RH nisso, ou no caso de um produtor externo ele tem que achar um estúdio para fazer o trabalho), o produtor também tem que conseguir as ferramentas de trabalho, não só físicas como computadores, mesas, papel, canetas, lousas e cadeiras, mas como também é o trabalho dele (mesmo que com ajuda especializada) conseguir o motor do jogo, programas, conteúdo e outras coisas “virtuais”

O produtor muitas vezes é chamado de “chefe” mas isso é porque é o trabalho dele cobrar da equipe, mas ele é um membro da equipe assim como os outros, e esta lá na verdade para servir a equipe, conseguir todos os recursos necessários para que o jogo seja completado, as vezes acontece até de o produtor ser responsável pelo bem estar de sua equipe, não é raro os produtores mais apaixonados serem os que vão até um restaurante buscar comida para a equipe que está trabalhando até tarde (apesar de que isso é secundário, se um produtor organizar direito o calendário isso não deveria ser necessário)

Lord British (Richard Garriot) produtor da série Ultima

Lord British (Richard Garriot) produtor da série Ultima

Infelizmente existem produtores que contribuem para o preconceito, ficam só sentados em suas mesas sem fazer muita coisa, um bom produtor é aquele que acompanha a equipe, e chega ao ponto que não precisa interromper seus colegas de trabalho para saber qual é o problema deles, e vai resolver o problema com o mínimo de interferência.

Outro erro comum dos produtores é se esquecer que não é ele o projetista ou o escritor (quando estes existem, óbviamente as vezes ele compartilha desses cargos quando a equipe é pequena), e existem vários produtores novos na carreira que ficam atrapalhando sua equipe atropelando as instruções dos projetistas e escritores da equipe.

Muita gente almeja o cargo de produtor (talvez porque parece ser o “cargo de chefe”?), eu inclusive, para essas pessoas é importante entender que começar como produtor é meio difícil, a forma mais fácil é chegar ao cargo de produtor por outros modos, possívelmente o mais fácil é seguindo a carreira de projetista.

Alguém que deseja ser produtor deve aprender os métodos de gerenciamento de projeto (como modelo cascata, que por acaso não funciona nos jogos, ou os modelos ágeis, como o SCRUM), também deve ser bilingue, de preferência saber a língua do país onde deseja trabalhar (geralmente inglês, japonês, e ultimamente francês por causa dos estúdios franceses e canadenses), e não menos importante (talvez mais importante) o produtor deve ter uma ótima capacidade de liderança, um produtor que não consegue guiar a equipe para fazer ela seguir o projeto e o calendário é um produtor fadado ao fracasso, é o tipo de produtor que leva um jogo em produção há vários anos ser cancelado.

Sugestão de softwares para produtores:

Visio (nunca usei, mas muita gente usa)
Celtx (esse é ótimo, apesar de ainda não ser voltado para jogos, ele serve para organizar calendários e recursos, livre)
Gantt (livre)

Exemplos de produtores:

Richard Garriot (Ultima, Tabula Rasa)
Hideo Kojima (Policenauts, Metal Gear)
Hironobu Sakaguchi (Final Fantasy, Parasite Eve)

É isso, no próximo artigo vou falar sobre o controle de qualidade, também conhecidos como “testadores”

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One Comment leave one →
  1. Pedro Motta permalink
    23 de setembro de 2013 4:14 pm

    OI eu tenho muitas das qualidades que um produtor precisa mais eu tenho uma duvida o produtor precisa fazer faculdade se sim qual e o curso e qual faculdade disponibiliza esse curso de um modo melhor e se for opcional também gostaria de saber qual faculdade tambem

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