Skip to content

Análize: Filter Forge

24 de novembro de 2008

Filter Forge - an advanced Photoshop plugin

Olá leitores, hoje vou falar sobre um programa espetacular que andei usando, o programa se chama Filter Forge, e basicamente é um sistema de filtros de photoshop, no site deles tem algo perto de 6000 filtros (sim, o banner ali é meio velho dizendo “apenas” 5000) e tem filtros para todos os gostos, desdes os mais inúteis, até os mais bizarros e interessantes.

Apesar de que isso já seria suficiente para fazer os olhos de “photoshopeiros” brilhar, eu que não gosto do photoshop ainda assim tive um interesse por esse programa por outro motivo: Fazer os filtros, como o nome diz, o programa serve para fazer filtros (na versão mais cara infelizmente… a versão mais básica foi feita só para os photoshopeiros, o programa carrega os filtros e executa no photoshop), e apesar de que ele não tem recursos muito avançados perto de outros programas que permitem a criação de imagens procedurais, ele é muito mais fácil de usar que a maioria, e seus componentes não impedem o uso criativo deles, fazendo todo tipo de coisa que provavelmente nem o programador do programa sabia que era possível.

O programa se sobressai a outros porque já exporta todo tipo de mapa necessária para texturas de jogos, aliás percebo que o próprio autor do programa entende do assunto, quando explicou no fórum como usar uma textura em particular dentro do Unreal Engine 3, ou seja, o programa exporta mapas de cor, normal, altura, especularidade

Aqui vai um exemplo de uma imagem que o programa criou (a propósito: eu que fiz o filtro da imagem seguinte!)

 

Diffuse Map

Mapa de Cor

Bump Map

Mapa de altura

Normal Map

Mapa de normal

SpecStrength Map

Mapa de especularidade

 

 

 

 

 

 

A única coisa que precisei e o programa não exporta diretamente é o mapa de brilho, mas fazer uma “gambiarra” para isso não é muito difícil (eu fiz um pequeno botão que faz ele exportar o mapa de brilho no lguar do mapa de cor)

Banheiro do meu jogo

Banheiro do meu jogo, Clique para ampliar

O resultado final na engine não é menos espetacular, uma foto que mostra isso muito bem é uma foto de um banheiro danificado de dentro de minha engine, repare que todas as texturas foram feitas usando o Filter Forge exceto o piso de cimento no chão, que veio do site Arroway (que tem texturas espetaculares feitas a partir de fotos…), e o motor Cube 2 usa muito bem todo o material que veio do Filter Forge para chegar em resultados como a parede danificada.

Apesar do demo do Filter Forge durar apenas 30 dias, eu recomendo, serão 30 dias de produção de texturas excepcionais para seus jogos, e talvez até te incentive a acabar comprando o programa completo (coisa que pretendo fazer quando tiver dinheiro suficiente), é uma experiência inesquecível usar o Filter Forge.

E só para dar mais uma “canja” do poder do programa, vou colocar aqui uma outra imagem espetacular criada com o programa (esse filtro não é de minha autoria).

Então vá correndo AGORA e visite o site (que tem mais uma pancada de exemplos muito legais) e baixe o demo do Filter Forge!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 19 de dezembro de 2008 4:52 am

    Pois é, Hélder. O Filter Forge é um achado!

    Naquele demo que mostrei na Ludus, do joguinho de plataforma com editor, e inclusive naquele outro das sombraas, algumas texturas são versões modificadas de imagens de exemplo do site.

    Não esqueça também de ver o programa Imagesynth, da Luxology. Ótimo para gerar tiles. :0)

    []’s

Deixe um comentário por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: