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Profissão: Músico

10 de janeiro de 2009
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Videogames Live, apresentação de música de jogos organizada por Tommy Tallarico

Hoje no primeiro artigo específico da série profissões vamos falar sobre uma variação da profissão de artista: A profissão de músico.

A profissão de músico é uma das profissões menos lembrada, muita gente quando faz um jogo simplesmente esquece que o jogo precisa de música, e quando lembra deste fato simplesmente pega uma música qualquer na internet e coloca no jogo.

Mas temos que lembrar que alguns jogos são imediatamente lembrados por sua música, e que existem até comunidades somente sobre música de jogos, como o vgmusic, OverClocked Remix, Violão De 8 Bits e também bandas, como a banda MegaDriver, ou a banda oficial dos musicos da Square-Enix: BlackMages. Mas não só o efeito de popularidade em um jogo com música própria bem feita, a música de um jogo é importantíssima para passar a emoção desejada conforme o momento, não tem nada melhor do lutar com um chefe de fase ouvindo uma música apropriada, e não tem nada mais deprimente do que jogar um ótimo jogo que não tem música.

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Nobuo Uematsu, principal músico da Square Enix, compositor da série Final Fantasy

A profissão de músico de jogos é tão antiga quanto os jogos eletrônicos, pois música existe a milênios, e desde que os jogos eletrônicos existem, já existem formas de reproduzir som (mesmo que muito simples). Um músico de jogos deve saber criar uma grande variedade de música, e deve saber criar música com a técnica necessária e desejada para o jogo, uma música em um jogo pode ser desde um simples arquivo midi, até uma música orquestrada e gravada em CD (igual um CD de música) como no jogo Total Annihilation.

Um músico para jogo não é um músico qualquer, não é alguém que somente sabe usar seus intrumentos musicais, mas sim um compositor, além disso espera-se que ou ele saiba trabalhar com computadores (usando programas especiais e teclado, digo, teclado musical), ou que ele tenha contatos suficientes para conseguir a orquestra/banda necessária para executar suas músicas e gravar.

Segue agora uma lista de equipamento para os músicos de jogos:

Um computador com placa de som boa (uma placa de som onboard funciona mas da muito trabalho…)
Teclado de música com saida para o computador (o normal é ter uma saida MIDI)
Um cabo que entra na saida MIDI do teclado e ou do outro lado é MIDI (este cabo já é raro…) ou do outro lado é USB.

Programas para músicos:

Milkytracker (opensource, gera um formato especial de música muito interessante, atinge alta qualidade com pequeno tamanho)
Reason (programa caro, mas muito interessante, simula um rack de sintetizadores e efeitos, teclado musical é obrigatório para opera-lo)
FruityLoops (outro programa caro, mas apesar de ajudar muito, um teclado não é necessário, tem uma quantidade enorme de instrumentos)
Rosenganden (opensource, só funciona no linux)

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2 Comentários leave one →
  1. deoene permalink
    19 de março de 2011 2:12 pm

    eh isso ai speeddy
    nao podemos esquecer a sonorizacao mesmo…
    afinal,o que seria do mario sem a sua classica musiquinha?

  2. 30 de outubro de 2011 9:09 am

    recomendo também o Guitar Pro. eu geralmente uso ele pra gerar um MID e dou uma refinada no som com o Fruity Loops.

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