Skip to content

Análize: Graphics Gale

4 de fevereiro de 2009

 

Editando versão baixa resolução do logo do CUTAsteroids

Editando versão baixa resolução do logo do CUTAsteroids

Depois de um tempo se conentrando em consertar bugs no meu jogo, resolvi novamente escrever aqui para vocês!

 

Um dos problemas que enfrento atualmente com meu jogo é a necessidade de arte para pequenas coisas, como cursores e powerups (a propósito: artistas voluntários são aceitos…), e para fazer estes desenhos pequeninos eu resolvi procurar por um programa mais especializado e com menos problemas do que os grandes programas de desenho, como os programas da Adobe.

A solução encontrada foi um pequeno programa chamado Graphics Gale, feito especialmente para criação de animações por mapa de bits, o programa permite que as animações criadas sejam vistas com facilidade, e tem várias ferramentas especializadas para o trabalho pixel a pixel.

A primeira, e mais imporante, mas que existe em vários softwares, é a possibilidade de pintar pixel a pixel, até aí nada que o MS Paint não faça, mas o programa começa a se destacar quando-se presta atenção a interface, primeiramente existe uma lupa automática, pode ser desligada, mas é ótima para trabalhar quando você não quer usar um zoom grande na imagem, para poder retocar a mesma com a visão normal, a segunda coisa interessante é o sistema de seleção de cor, que suporta RGB e HSB também, e a capacidade de zoom existente na interface, com ja vários zooms multiplos de 100% já definidos (a vantagem destes é não distorcer incorretamente a imagem)

Não é óbvio na interface, mas a segunda coisa que torna este programa especial é a função do botão direito, um único clique em qualquer lugar, e você passa a usar esta cor, permite corrigir coisas rapidamente quando você por exemplo pinta algo por acidente, você vai com o rato até o local, aperta o botão direito, vai no pixel ao lado, pinta da cor correta, vai até o pixel ainda mais ao lado, aperta o botão direito, e a cor que você estava usando antes ja está selecionada. Além disso se você segurar o botão direito e arrastar ele permite fazer uma seleção retangular similar a seleção retangular do MS Paint, mas que além de permitir mover a seleção, também é possível redimensionar e até rotacionar a imagem.

Além disso o programa tem outras ferramentas básicas de trabalho, linhas, círculos, e assim por diante, muito úteis as vezes para acelerar o trabalho, mas sem correr o risco de estragar o trabalho já feito com efeitos indesejados que são padrão nos programas maiores, como anti-alias.

Outra ferramenta útil disponível é a de substituição de cor, ela é meio ruim de usar, por causa que é necessário mudar a segunda cor (ela que vai ser substituida), e a segunda cor só é possível selecionar da paleta ou editar os valores, o resultado disso é que você tem que selecionar a cor desejada com o botão direito, anotar os valores, colocar os valores na segunda cor, selecionar a cor que quer pintar por cima, e só então fazer o trabalho.

Uma coisa que muita gente vai achar estranho é a falta da ferramenta borracha, mas ela é realmente desnecessária, já que é só selecionar a cor desejada no fundo e desenhar no local esta cor.

O programa tem um suporte muito interessante a animação, pode tocar animação continuamente, dar zoom na animação, mudar a velocidade, e você pode regular quadro-a-quadroquando tempo demora para um quadromudar para o próximo.

 

Na direita uma foto minha com 32 bit de cor aumentada 6 vezes, na esquerda a mesma foto mas com as cores reduzidas para 16 e com mescla automática, repare na pequena imagem não ampliada como boa parte da qualidade original da foto é mantida com a mesclagem.

Na direita uma foto minha com 32 bit de cor aumentada 6 vezes, na esquerda a mesma foto mas com as cores reduzidas para 16 e com mescla automática, repare na pequena imagem não ampliada como boa parte da qualidade original da foto é mantida com a mesclagem.

O programa também tem alguns efeitos inspirados em outros programas, como borrar, editar contraste, e este tipo de coisa, além disso ele permite que se mude a quantidade de cores na imagem, de 32bit para 4bit (16 cores) por exemplo, e faz (caso desejado), uma mesclagem automática para conpensar a falta de cores.

A quantidade de formatos suportados também é bem grande, a versão paga do programa trabalha até diretamente com GIFs animados.

Outra capacidade muito interessante é a de trabalhar com imagens combinadas (vários quadros da imagem no mesmo arquivo) e com sequencias de imagem, tanto salvando como abrindo ambos os formatos.

Conclusão: Esse programa vale a pena, a versão grátis não te enche de propaganda e não atrapalha, e funciona perfeitamente exceto alguns formatos não suportados, a versão paga tem uma demonstração de 30 dias disponível,  mas vale até a pena comprar o pequeno programa japonês (não se preucupe, ele não vem escrito tudo em japonês!), é um programa altamente recomendável para quem quer desenhar arte pixel a pixel, ou até para fazer alguns tipos de edição de imagem.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: