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BlenderPro 2009

11 de outubro de 2009
yofrankie10

Jogo YoFrankie! no motor de jogos do Blender.

Visitei no dia 7 de Outubro de 2009 o evento BlenderPro 2009 que ocorreu um dia antes do SBGames 2009, a idéia do evento é mostrar o que é possível fazer usando-se o Blender (programa de modelagem e animação tridimensional livre)

Aconteceu 7 palestras no auditório Rio Datacentro na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.

No evento tivemos a presença da empresa MangoJambo (do Paraná), Grey (do estado de São Paulo) e Quadro Chave (do Rio de Janeiro) a empresa MangoJambo está liderando o desenvolvimento do jogo YoFrankie! versão brasileira, além disso eles também fizeram tutorial de animação.

Leandro Ferra da empresa Quadro Chave mostrou um programa para acompanhar a câmera em uma cena chamado Voodoo Camera Tracker, basicamente o software identifica mudanças abruptas de cor na cena e assim detecta o contorno dos objetos, e depois analisa para onde os objetos se moveram e assim consegue calcular a movimentação da câmera (do mundo real) em uma cena. Esses dados podem ser importados no Blender, e fazer a câmera (virtual) fazer o mesmo movimento, permitindo assim uma sincronia entre uma câmera real e uma virtual, o que possibilita a composição de uma imagem computadorizada com outra real.

A empresa Grey mostrou o que há de novo no Blender 2.5 (onde eu acho que o principal destaque é a nova interface, mas na opinião de usuários antigos a melhor coisa é a capacidade de usar multiplos processos na máquina, e assim possibilitar ações simultâneas), além disso foi mostrado como o Blender 2.5 permitira mais organização no seu código fonte, permitindo agora a fácil implementação de novas funcionalidades e fácil correção de defeitos e erros.

idome2

Programa do Dalai rodando no iDome. O usuário senta-se a frente da mesa central e usa como um computador comum.

No fim do dia tivemos a apresentação de três pessoas, uma delas, Dalai Felinto mostrou o seu projeto (agora já incorporado ao Blender) que permite que o Blender gere em tempo real (usando o motor de jogo incluido no Blender) imagens distorcidas especiais para serem usadas em um domo, a idéia é que sem distorção o ângulo máximo de visão de uma câmera é 173 graus, e mesmo assim o resultado é horrendo, com o centro extremamente comprimido e as laterais da imagem extremamente esticadas, o programa criado por Dalai Felinto usa um algorítimo especial (4 câmeras filmam 4 partes da imagem visível, depois as 4 imagens são montadas na metade de um cubo, e depois esse cubo é transformado em formato de esfera, e então distorcido para ser projetado de acordo com o tipo de domo desejado) para colocar no domo uma imagem que permite um campo de visão de até 240 graus, e o usuário fica com todo seu campo de visão envolvido pelo domo, mesmo os de 180 graus (a grande maioria), sendo domos com mais de 180 graus necessários apenas para permitir que o usuário rotacione a cabeça e continue com algo na sua visão.

reinicke_sculpt_alphabrush2Os outros dois, Ledd do Paraná, e Vitor Balbio do Rio de Janeiro, apresentaram técnicas de modelagem e escultura de personagens, e materiais para o motor do Blender em tempo real respectivamente, o destaque fica aqui para a demonstração da capacidade da ferramenta de escultura do Blender que alcança a qualidade da ferramenta ZBrush no quesito apenas da escultura e o resultado final esculpido (como não usei plenamente ambas as ferramentas, não posso avaliar quanto facilidade de uso e usabilidade), e da demonstração de Vitor da possiblidade da criação dos materiais pele e água, além de uma bela cena em Veneza, que demonstra toda a habilidade de Vitor na manipulação de materiais, e impressiona, mostrando que o Blender tem uma capacidade muito boa para gerar cenas belíssimas.

Esse evento provou que o Blender apesar de ter muito pela frente, ja é uma ótima ferramenta, e ja é competitivo com softwares comerciais como Max, Maya e XSI, além disso, um dos presentes no dia afirmou que está se esforçando para traduzir o manual do Blender para português, abrindo uma ótima oportunidade para usuários de língua portuguesa.

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