Skip to content

Nota sobre o artigo na página do Latinoware

25 de outubro de 2009

Eu fiz uma palestra no Latinoware que teve muito sucesso (a sala encheu e o público teve que sentar no chão, e depois fiquei sabendo que fui muito elogiado pela organização, além de elogios em pessoa), e a organização do evento colocou no sítio deles uma notícia sobre minha palestra no link http://www.latinoware.org/node/237

Infelizmente a reportagem reportou fatos errados, e eu venho aqui corrigir.

Primeiramente, eu não usei nunca a palavra “games”, não creio que seja um estrangeirismo necessário, e além disso “games” em países de língua portuguesa implicam jogos eletrônicos, e minha palestra também se aplica a jogos de tabuleiro e jogos de vida real (como pega-pega, ou pique-esconde, ou queimada, futebol…).

Então, os programas que eu citei, primeiro digo que o OpenOffice realmente é um conjunto de aplicativos como o artigo afirma, e eu afirmei que ele é o melhor programa para criação de regras e roteiros (e não jogos completos, exceto jogos que não possuem campo de jogo manufaturado, portanto apenas as regras são importantes).

ODE é a ferramenta mais conhecida para a programação de física. Creio que eles queriam dizer que a ferramenta mais usada para programação de imagens fosse a OpenGL, ou que eles queriam dizer que a ferramenta mais utilizada na criação de imagens fosse o GIMP.

OpenAL não é uma programa de áudio, é uma biblioteca de programação para áudio. O programa de áudio se chama Audacity. Eu citei ambos na palestra, e o OpenAL realmente é um líder na indústria de jogos.

E a frase citada de forma errada (aliás eu não entendi a citação) sobre MP3 seria que o MP3 é um formato proprietário e pago, que custa para ser utilizado valores muito altos (com rumores de gente sendo pressionada a pagar 1 milhão de dólares estadunidenses para não enfrentar processo judicial).

E não sou formado em “técnica” eu terminei o curso de nível “Tecnólogo” (no Brasil curso superior de dois anos de duração) em animação digital, mas ainda não colei grau.

Vou em breve publicar um artigo inspirado na palestra, onde vou listar vários programas (mas não bibliotecas) livres para serem utilizados na criação de jogos.

Além disso agradeço as pessoas do Ubuntu São Paulo que me convidaram para dar a palestra no Latinoware.

5 Comentários leave one →
  1. 27 de outubro de 2009 3:38 am

    Grande Helder! Foi um prazer ter te conhecido, cara! Vê se aparece lá nos eventos de lançamento do Karmic Koala e se inscreve no launchpad para poder assinar a nossa lista de e-mails. Espero poder vê-lo novamente em breve.

    Abração,

    Kemel

  2. originalspeeder permalink*
    27 de outubro de 2009 3:43 pm

    Opa! Foi um prazer em ajudar!
    Onde eu acho o endereço do launchpad de vocês?

  3. Andres permalink
    28 de outubro de 2009 5:35 pm

    muito jóia!

  4. 30 de outubro de 2009 11:49 am

    Ola Hélder

    Parabéns pela sua palestra no Latinoware. E, principalmente, parabéns pela sua prontidão em corrigir informações publicadas de forma errada no site do Latinoware. Quando li na notícia o texto sugerindo que você havia afirmado que o Open Office é a melhor ferramenta para desenvolvimento de jogos achei muito estranho 🙂 Então resolvi passar aqui no teu blog para conferir.

    Que bom que você esclareceu que o Open Office é uma ótima plataforma para desenvolver regras e roteiro.

    Gostei do blog.

    vlw

    Abraço

    \__/
    (oo)
    _||_
    erick

  5. deoene permalink
    24 de janeiro de 2011 5:17 pm

    parabens pela palestra pena que eu sou menor de idade e moro em natal,rio grande do norte
    que pena…
    adoraria falar com vc pessoalmente e esclarecer algumas duvidas
    vlw,Deus te abencoe

Deixe um comentário por favor!

