Skip to content

Tive uma idéia! Para quem eu vendo?

22 de novembro de 2009

Que bom que você teve uma idéia!

Agora a primeira coisa a fazer com ela é escrever. Sim, você leu direito, ESCREVER, não fique só com as idéias na sua cabeça, primeiro porque você pode esquece-la ou modifica-la sem perceber, e segundo porque na sua cabeça ela é completamente inútil, pelo menos até alguém inventar uma máquina de ler a mente, enquanto ela não existe, escreva a idéia, é a única forma de alguém poder saber do que se trata.

Agora, vamos ver o que você quer fazer com a idéia, você quer que alguém faça um jogo com ela? Ótimo, jogue sua idéia no lixo (recliclável para papéis por favor). Ninguém vai fazer sua idéia, nem de graça. O lado bom disso, é que ninguém vai roubar sua idéia também! Então paranóicos de plantão podem se tranquilizar.

Você quer fazer um jogo com ela? Então existe agora duas possibilidades…

A primeira e mais fácil é fazer você mesmo a idéia. Sim, você leu direito, você aprende as coisas necessárias (e aprender é sempre bom, não é?) e faz a idéia você mesmo. Vai demorar? Vai… Vai dar trabalho? Vai! É difícil? Sim, mas é mais fácil do que a próxima possibilidade.

Possibilidade dois: Você fazer a sua idéia, mas dentro de uma empresa. A primeira coisa para entrar em uma empresa é ter um bacharelado de 4 anos, leia esse artigo no meu blog para te ajudar, depois de ter uma faculdade, então é hora de ter um portfólio, isso é MUITO importante, sem um portfólio (e sem uma faculdade para os que insistem em não ter uma) existe 99% de chance que as empresas vão te ignorar, você não vai ser nem chamado para entrevista (se quiser ser funcionário) ou para negociar (se quiser fazer negócios…). Se você não tem um portfólio, faça a primeira possibilidade apresentada, e aproveite e coloque o jogo que você fazer no seu portfólio.

Os que leram até aqui devem estar se perguntando: Mas… para quem eu vendo a idéia?

Para ninguém! Sim, isso mesmo, ninguém vai comprar sua idéia… Algumas empresas podem comprar seu jogo pronto (mas é raro), mas ninguém mesmo vai comprar sua idéia, até o Will Wright (criador do The Sims e Sim City) que já trabalhava na empresa, teve problemas de convencer a empresa a fazer o The Sims, então ele mesmo fez o jogo, e mostrou para o dono da empresa, só então ele resolveu criar um produto em cima do jogo do Will Wright (surgindo assim a franquia The Sims). Ou seja, se o Will Wright não consegue dar de graça a idéia para a própria empresa onde ele trabalha, imagina você, ainda um zé ninguém, querendo vender uma idéia…

Mas porque as empresas não querem a sua idéia? O motivo é simples: Ter uma idéia é fácil, fazer ela é dificílimo…

Pense comigo: Você é dono de uma empresa, você tem um valor de dinheiro para fazer seu jogos, ai aparece uma pessoa que você não conhece, te explica só algumas coisas, e pede para você fazer para ele o projeto que vai custar vários milhões de dólares… Você faria? Então, se você disse que não faria, entendeu a idéia, se você disse que faria, é porque você é daria um péssimo empresário, ou gosta de trabalhar de graça.

Se você quer realmente trabalhar fazendo suas idéias, você vai ter que se esforçar, perseverar e estudar, não existe o conceito de ter uma idéia de um jogo, e ver alguém executar para você apenas jogar, se você teve uma idéia de jogo e quer ve-lo sair do papel (você escreveu assim como eu aconselhei, não é?), tenha em mente que ou você vai ter que trabalhar para executar você mesmo o projeto, ou vai ter que entrar nos negócios de jogos, como funcionário ou empresário, e trabalhar para fazer o jogo mesmo assim.

E um aviso final: NÃO MANDE o que você escreveu para as empresas sem avisar, isso irrita as empresas, o motivo é que se uma empresa fazer um jogo parecido com o seu e você acusa-la de roubar a idéia, ela vai ficar muito irritada, então as empresas já para se previnir costumam colocar em seus sites avisos que se você mandar um e-mail para a empresa com uma idéia, essa idéia vai ser automaticamente da empresa (e não mais sua), mesmo que ela não vá fazer nada com ela (o que é o que vai acontecer, mesmo que você seja um gênio).

24 Comentários leave one →
  1. Pedro permalink
    23 de novembro de 2009 4:57 pm

    vc pode me indicar uma ide java voltada para jogos de celular, se possivel em drag drop ou sem muito codigo? (leve)
    nao quero netbeans nem eclipse…

  2. originalspeeder permalink*
    23 de novembro de 2009 5:03 pm

    Que eu saiba que tenha drag e drop só netbeans… Leve eu já vi gente adaptar umas IDEs de C para Java… Mas não é fácil de fazer…

    Ou seja, não sei te ajudar mesmo 😦

  3. Felipe permalink
    6 de dezembro de 2009 4:11 am

    genial post! parabéns hehe
    obs: sou empresário de uma empresa de jogos

  4. Joice permalink
    29 de março de 2010 10:44 am

    Tudo tradução copiada do site do Tom Slope.

    http://www.sloperama.com/advice/idea.htm

    Mas é verdade!

  5. originalspeeder permalink*
    29 de março de 2010 11:05 am

    Não é cópia, nem tradução, mas eu li sim os artigos do Tom Sloper a uns anos, ele conversa comigo (e quase um colega…) e ele sabe que estou fazendo uma versão brasileira do que ele fez (não é uma tradução ou cópia do site dele, simplesmente é um site com objetivo parecido, em português, já que não achei nenhum outro).

    Por favor, antes de acusar de plágio, preste atenção nas coisas, especialmente porque meu artigo não é idêntico, porque ele tem as minhas experiências, talvez que tenham sido parecidas com a do Tom (o que reforça a verdade do artigo), mas eu escrevi tudo de meu conhecimento e experiência (mesmo que esse conhecimento eu tenha aprendido com o Tom Sloper).

    Se quiser fazer perguntas em português, eu tenho uma seção igualzinha a do Tom Sloper, onde EU (e não o Tom) responde dúvidas das pessoas. Você é convidado a perguntar.

  6. Abafh permalink
    7 de junho de 2010 1:53 pm

    Então, ao contrário do que vemos por aí, eu deveria me ecorajar e executar o meu projeto ou esquece-lo, pois ninguém compraria, é isso?

    Grande abraço!

  7. originalspeeder permalink*
    7 de junho de 2010 6:03 pm

    Basicamente sim.

    A não ser que queira participar no BrGames, que é um concurso de idéias, ou outros concursos parecidos, só que provavelmente tu não vai ganhar nada com isso, ou muito pouco…

    Exemplo, no primeiro BrGames, quem ganhava na categoria “idéia” não ganhava nada. E na categoria jogo completo, tinha que usar uma das idéias da categoria idéia (qualquer uma). Um dos jogos vencedores, usou uma das idéias, que não foi eles que fizeram. O idealizador propriamente dito, botou a boca no trombone, e fez uma confusão. Mas isso é porque ele não leu as regras direito.

    No fim das contas, a empresa que fez o jogo, planejava contratar o cara que teve a idéia, mas como ele teve um chilique, ele não ganhou nada com isso, exceto fama de chiliquento.

    Ou, se você quiser mesmo que a idéia saia do papel, mas você não consegue, faça com o Will Wright, vai fazendo o jogo, e mostrando… Se o jogo tiver “potencial” talvez alguém se proponha a terminá-lo.

  8. joão permalink
    11 de janeiro de 2011 10:39 pm

    discordo, de algumas coisas ? se vc tem uma ideia a sabe que vai dar lucros
    futuro, mas vc não tem a grana p/ investir o que vc faz?
    vende sua ideia!!
    como?
    È simples, vc faz o projrto desenha, pesquisa o mescado pede opiniões p/ quem esta a muito tempo na aréa ler bastante do assunto que vc vai por em pratica faz a matematica de valores e lucros: calcula os gastos, soma os lucros,multiplica a produlção futura com passar dos meses, com isto vc faz a empresa ter confiança em vc!
    Vc vende ideia e as Empresas vam pesquisar o que vc passou e vai ver que sua ideia é boa>
    Sou corretor de imoveis quando quero vender um terreno para construir predios ou comercio eu tenho que mostrar que vai dar luros futuros.
    sei que não tem nada a ver com o assundo mas é quase igual!
    agora quando vc tem uma ideia Ex: Eu não tenho grana sei se eu comprar um barco grande onde eu possa levar pessoas para se divertir com festas a bordo sei que isto vai dar certo pois tudo mundo gosta de baladas ai eu ia vender esta ideia para quem ?
    È claro que iria vender para um empresario da noite. concorda comigo!!! isto é vender uma ideia.

  9. originalspeeder permalink*
    11 de janeiro de 2011 11:36 pm

    Oi João

    Jogos são por natureza subjetivos, uma idéia de jogo não existe garantia que vai dar lucro, a não ser que seja uma continuação de uma franquia que está em alta (exemplo: Call of Duty)

    Mas se o idealizador realmente acredita por qualquer motivo que é lucro garantido, ainda assim ele não pode vender a idéia, primeiro que não funciona fazer pesquisa de mercado para saber se a idéia funciona, pesquisa de mercado é importante em alguns aspectos, mas não para testar idéias de jogos.

    Segundo, que a única coisa possível de se medir são os gastos, vendas em jogos são instáveis, e a produção depende da publicadora (se tiver uma produção física… as vezes o jogo é puramente digital).

    Terceiro, que muita gente acha que ter idéia de jogo viável é fácil, e muita gente eu digo, mais gente do que a quantidade de empresas que existem, por ano são criados aproximadamente 100.000 jogos (sim, o que você vê nas lojas é apenas uma pequena ponta do iceberg da indústria bilionária de jogos), e se você perguntar cada um dos autores desses 100.000 jogos, vai saber que eles tem uma fila de suas próprias idéias, e mais trocentas sugestões… Parece que a média de idéias na fila é umas 10, isso significa que existe 1 milhão de idéias de jogos, somente dos profissionais, então para que comprar uma idéia?

    Ainda mais se você pode pegar a idéia dos outros, é só jogar os jogos de outras pessoas, que você vai ficar cheio de idéias, ou até mesmo imaginar qualquer atividade cotidiana como um jogo, Pikmin por exemplo o autor é jardineiro hobbista e resolveu fazer um jogo sobre jardinagem, Pokemon o autor é caçador de insetos, Gran Turismo o autor é piloto de corrida de verdade…

    Vender uma idéia de negócio, é muito diferente de vender uma idéia de um produto. Jogos são produtos, e não negócios. 😉

    E quando sua idéia é um negócio, se procura investidores, e não compradores.

  10. deoene permalink
    20 de janeiro de 2011 4:17 pm

    legal o post
    mas speeder,
    satoshi tajiri(criador de pokemon)eh designer de games atualmente e caçava insetos na sua infancia pq a mãe dele nâo deixava ele ter animais e dai veio a ideia de pokemon
    hehe
    historia engraçada né?
    abraço e sucesso pra vc ok?

  11. originalspeeder permalink*
    20 de janeiro de 2011 5:11 pm

    Não sabia que era interferência da mãe dele, muito interessante ^^

    E obrigado 😀

  12. deoene permalink
    21 de janeiro de 2011 9:26 pm

    e ai speeder?
    sou eu de novo
    e gostaria de dar uma sugestao para o seu blog…
    um dia desses eu soube que um funcionario de animacao nas empresas de games do japao ganha 50.000,00 dolares,um de programacao 54.000,00 e assim em diante…
    entao se fosse possivel q vc fizesse um tipo de comparacao entre o salario dos designers de games aqui e no exterior ia ser bem legal ok?
    abraco,fica com Deus

  13. Diego Henrique permalink
    18 de outubro de 2011 11:15 am

    Bom nao quero dinheiro por esta ideia mesmo o porque nao sei c ela existe seria um principio basico aquele tapete de musica usado nos jogos de dança serviria como o kinect mas no chao onde seria de maior precisao aos movimentos dos pes como os jogos de tiros ao vc andar o boneco movimentaria c como correr em uma esteira sem sair do lugar mas a pessoa ao nao movimentar c naquele espaço e o uso do kinect junto ao tapete o tapete seria uma elevaçao do jogo para dar mais realismo teria de abaixar para pegar os objetos e tudo isto com um oculos 3d ficaria melhor ainda valeu esta e minha ideia

  14. Anna permalink
    15 de dezembro de 2011 12:51 pm

    Então, se ninguem vai querer comprar minha ideia, e eu mesma vou ter que fazer, existe algum programa ou algo do tipo que eu possa usar para criar meu jogo?

  15. Gerson permalink
    9 de fevereiro de 2012 9:53 pm

    Suas ideias sao criadas apartir de um momento que voce passaou ou esta preste a passar, por isso queria criar um jogo da vida onde os jogadores iria viver uma outra vida virtual buscando as melhores condiçoes para viver, essa e minha ideia boba mas ta ai quem nao gostaria de ver sua vida do seu jeito mas sem morrer se nao dar game over….rs

  16. washington permalink
    17 de fevereiro de 2012 8:06 am

    Não concordo com o amigo, no mundo de hoje o que vale realmente é ganhar dinheiro e chamar a atenção das pessoas para coisas diferentes, suponhamos que eu tenho uma idéia, escrevo ela e tal. tambem sei que as mpresas estão cheio de idéias, mas como vc disse ninguem investiria em uma coisa que possivelmente não daria dinheiro só porque foi um zé mane que criou. os caras que investem em jogos são manjados em termos de saber se o jogo vai dar certo ou não, assim como no futebol sempre surge uma idéia que se destaca, exemplo, assim como pele, maradona, ronaldinho, ronaldo, messi e neymar, eles são peças importantissimas para seus times, eles conseguem levar seus times nas costas e nos sabemos disso, sei que não tem muito a ver, mas de mil idéias de jogos que os produtores tem, de repente uma pessoa pode ter uma idéia fantastica, fazer um jogo pra todos falarem ohhh que da hora, meu olha só esses gráficos e tal! passam rápido, exemplo, call of duty estão arrebentando no mercado, mas pra continuar vendendo eles tem que atualizar lançando quase todo ano uma outra franquia, se eles não lançarem advinha o que acontece? dá muito trabalho fazer esses jogos pesados e exige muitas pessoas, agora suponhamos que uma pessoa passa uma idéia para uma empresa não muito conhecida, e essa empresa resolve investir na idéia e de repente… de repente não por que ninguem investe no de repente, o jogo explode ou seja todos começam a comentar dele e todos começam a joga-lo, a diferença é que os produtores de call of duty investiram milhões de dollares em um jogo que sim vai vender, mas vai ter seus custos também … do que aquela empresa com uma simples idéia de gráficos não tal leais, mas com uma jogabilidade incrivel, vc deve estar pensando, mas que tipo de jogo seria tão incrivel assim, digo a vc que estou escrevendo essa idéia de jogo colocando no papel tudo que entraria nele, respondendo perguntas de diversas pessoas para ter mais certeza do sucesso, esse jogo que estou escrevendo ficaria tão famoso quanto o facebook que vc tem ai. deve estar pensando nesse momento, esse cara ta doido, pensa que alguém vai querer essa idéia kkkkk, sim sei disso, mas já ouviu aquela frase boba quem não arisca não petisca srsrsr é cara, na verdade não tenho a inteção de lucrar com isso, mas se pintar um dinheirinho por que não. mas tenho que fazer valer o jogo, surpriender fazer algo fora do comum dai sim vc terá uma pequena chance de fazer sua idéia ir para as telas de 42 polegas. é so isso valeu, e se quiserem discutir estarei disponivel. Ass. Washington – Jabaquara – SP

  17. 26 de novembro de 2012 5:33 pm

    Pq nao inventam um jogo de futebol que começa de tarde e aos poucos vai escurecendo vai ficando noite e que tenha bandeirinha nao apareça no replay e sim no jogo mesmo.

  18. 26 de novembro de 2012 5:37 pm

    Nao to falando de jogos mas pq nao inventam um celular que bata foto claro ne mas que mostre a foto como um gif com a pessoa se mexendo ia ser legal.

  19. 10 de julho de 2013 8:08 pm

    Adorei o post, eu tenho minha ideia perfeitas o ruim mesmo é achar um equipe pra trabalhar,eu sei programação e designer e tenhos boas ideias modeste a parte, mais preciso de uma equipe (minhas ideias vao desde Shooter com tematica zumbi, até um MMORPG de tiro (zumbi) seria um MMOSHOOTER ENFIM,
    Alguem sabe, onde, eu posso encontrar gente para fazer parte do meu “time”? heheh
    (ps): eu sou aberto a novas ideias, qualquer coisa poe João Vytor Fontte la no Linkedin.
    Abraços, e continue com as boas materias!

  20. Aurelio permalink
    7 de julho de 2014 11:11 am

    Nossa, muito informativo mesmo. E eu que imaginava que era apenas ter a ideia, é, é realmente ser muito ingênuo. Valeu mesmo, isso me abriu pois olhos. Bom, o que me resta é estudar e trabalhar duro. Muito obrigado.

  21. EduDead permalink
    9 de abril de 2015 6:22 pm

    E se eu tenho uma ideia de um conteúdo adicional em cima de um jogo existente de uma empresa que sou hiper fã ? Hahahaha seria um sonho trabalhar la, mas nao sou bom em desenho nem tenho paciência de programar =\
    A propósito, bom post, bom trabalho, gostei e me ajudou um tanto, obg e parabens.

  22. 26 de novembro de 2016 10:04 am

    tive um sonho com um jogo q ninguem ainda fez q tem rpg/estrategia/açao e aventura e modo multiplayer e o meu sonho foi incrivel jogo com otimos graficos meu contato (21) 971538588

  23. Nivaldo Martins permalink
    26 de abril de 2017 3:28 pm

    Isso é uma tremenda bobagem
    Sei que muitos tem ideias

    Mas se eu apresentar uma ideia realmente inovadora
    Porque alguem nao investiria? Isso é burrisse por causa de olho grande

    Elas acham melhor ficar esperando alguem da sua equipe ter uma boa ideia
    O que pode ser NUNCA

    Essa semana recebi uma resposta de uma produtora que a pessoa da ideia tem que BANCAR O PROJETO pra eles fazerem

    Eles tem que ver isso como investimento, nao como gasto
    Essa visao está muito errada

    A ideia seria o de menos nos gastos ate porque poderia ser definido a porcentagem de ganhos (se ouvesse – e com uma ideia boa, é provavelque viria)

Trackbacks

  1. Tweets that mention Tive uma idéia! Para quem eu vendo? « O Criador de Jogos -- Topsy.com

Deixe um comentário por favor!

