Skip to content

Fazendo uma grade de decisão

14 de janeiro de 2010

Para onde vou?Apesar de que escrevi que não coloco tutoriais passo-a-passo sobre desenvolvimento de jogos aqui, esse é necessário, e não é sobre desenvolvimento exatamente, apresento o tutorial de grade de decisão, nesse tutorial você vai aprender como decidir o que você quer fazer (em relação a qualquer coisa que queira).

Primeiro passo, faça uma lista de suas opções, aqui no exemplo vamos decidir qual animal de estimação comprar. Então nossa lista vai ser, gato, cachorro, peixe e canário.

Segundo passo, liste os critérios que vai usar, nosso caso vai ser: companhia, obediência, utilidade, trabalho necessário, gasto, beleza e quantidade de fofeza (ou, fator kawaii)

Terceiro passo, pesquise sobre todos os critérios, junto o máximo de dados que puder.

Quarto passo, faça uma tabela, com as opções na esquerda e os critérios em cima.

Companhia Obediência Utilidade Trabalho Necessário Gasto Beleza Fator Kawaii
Gato
Cachorro
Peixe
Canário

Agora vem o trabalho duro, preencher a tabela, inicialmente com palavras, que descrevam corretamente o critério, por exemplo, se a tabela fosse sobre que jogo jogar, e um dos critérios fosse a dificuldade, você poderia escrever que um jogo é “fácil” ou “díficil” ou outra coisa parecida. Se você não sabe o que escrever, você encontrou algo desconhecido, tente sempre resolver os dados desconhecidos, mas lembre-se que é impossível prever o futuro com toda a certeza que existe, então alguns dados podem continuar desconhecidos, ou você tem que colocar o que é mais provável de acontecer.

Agora novamente nossa tabela de exemplo, só que preenchida.

Companhia Obediência Utilidade Trabalho Necessário Gasto Beleza Fator Kawaii
Gato Alta Baixa Baixa Muito baixo Baixo Médio Alto
Cachorro Alta Alta Possívelmente alta Médio Médio Baixo Alto
Peixe Baixa Baixa Inútil Baixo Médio Alto Baixo
Canário Média Média Inútil Baixo Baixo Alto Médio

Como pode ver, isso ja dá uma visão interessante, mas ainda não dá uma resposta definitiva. E a propósito, eu estou colocando a tabela sobre animais de estimação como exemplo, para ninguém tomar uma decisão apenas lendo a minha tabela (ao invés de fazendo a própria) e depois me maldizer o resto da vida se o negócio der errado.

Agora vamos para o próximo passo, o sexto, nós vamos converter os prós em 1, e os contras em -1, e o médio vai ser 0, nossa tabela de exemplo não tem nada desconhecido, mas nos desconhecidos use uma interrogação.

Companhia Obediência Utilidade Trabalho Necessário Gasto Beleza Fator Kawaii Total
Gato 1 -1 0 1 1 0 1 3
Cachorro 1 1 1 -1 0 -1 1 2
Peixe -1 -1 -1 0 0 1 -1 -3
Canário -1 0 -1 0 1 1 0 0

Como podem ver no gráfico que adicionei a coluna “Total”, aparentemente o “Gato” ganhou. Temos que lembrar, que ele ganhou apenas contando esses critérios (lembre-se, os critérios devem ser criados por você, que sabe quais são importantes e quais são inúteis), se tivesse por exemplo o critério “segurança” o cachorro teria um ponto a mais.

Ainda assim, esse gráfico com os critérios corretos, ainda não é perfeito para mostrar o que você quer, falta ainda calcular o peso dos critérios na sua decisão, e montar um gráfico com o peso multiplicando os valores existentes. Neste caso, digamos que estamos procurando um bicho ornamental, portanto o fator beleza é o mais importante e tem peso 10, vamos supor que somos pobres, portanto o gasto tem peso 3, e o resto tem peso 1, o gráfico novo fica assim:

Companhia Obediência Utilidade Trabalho Necessário Gasto Beleza Fator Kawaii Total
Gato 1 -1 0 1 3 0 1 5
Cachorro 1 1 1 -1 0 -10 1 -7
Peixe -1 -1 -1 0 0 10 -1 -6
Canário -1 0 -1 0 3 10 0 11

Como podem ver, agora o canário ganhou ao invés do gato,  e não mudamos os critérios, apenas indicamos que a beleza durante nossa escolha era 10 vezes mais importante que os outros critérios, e que o gasto era três vezes mais importante. O gato ainda teve uma boa performance, mas o cachorro por exemplo se tornou uma escolha horrível, ficando pior que o peixe.

Lembre-se, todas as suas decisões tem consequencias, use a tabela conhecendo o máximo que puder para tentar fazer uma escolha melhor, mas nunca se esqueça que todas as escolhas são imperfeitas, pois não podemos prever o futuro, só podemos saber o resultado de nossas ações depois de fazer, por isso mesmo, faça uma tabela de acordo com os SEUS critérios, avalie bem a situação, e faça o que você decidir fazer, pode não ser a melhor escolha, mas você só sabera tentando, se não tentar, você nunca saberá.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Joice permalink
    29 de março de 2010 11:04 am

    Puxa, outro texto copiado do Tom slope!

    http://www.sloperama.com/advice/m70.htm

    OriginalSpeeder, você poderia pelo menos citar o cara !!

  2. originalspeeder permalink*
    29 de março de 2010 11:09 am

    Bom, eu já respondi seu outro comentário, eu não copio os artigos do Tom Sloper, e aliás eu recomendo os artigos dele para os que lêem em inglês, artigos que eu li e me ajudaram muito no passado.

    O blog que eu tenho almeja fazer o mesmo por pessoas falantes de português que não sabem inglês, mas reitero: Eu não copio nada, eu escrevo eu mesmo as coisas, e eu gostaria que respeitasse meu trabalho, pois é muito trabalhoso escrever as coisas, não é uma simples cópia ou tradução.

  3. deoene permalink
    24 de janeiro de 2011 1:51 pm

    legal o exemplo
    parabens pelo blog e alias essa ai e cima merecia aquele cavalo do panico na tv,ne?
    abraco speeder fica com Deus!

  4. deoene permalink
    24 de janeiro de 2011 1:51 pm

    legal o exemplo
    parabens pelo blog e alias essa ai e cima merecia aquele cavalo do panico na tv,ne?
    hehe
    abraco speeder fica com Deus!

  5. 17 de fevereiro de 2012 12:39 pm

    Parabéns, ótimo trabalho. É um pena não ter muito tempo para continuar escrevendo…

Deixe um comentário por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: