Skip to content

Corona SDK: Tecnologia de Criação de Jogos em Lua

15 de agosto de 2012

Jardim do jogo aventuras do NonoFaz já um tempo que não falo sobre tecnologias, então resolvi falar do Corona SDK, uma estrutura de programação de jogos em Lua para os dispositivos móveis de gerações mais recentes (smartphones e tablets), como o iPhone, Android, iPad, Kindle Fire e assim por diante. O propósito do Corona SDK é permitir que se desenvolva com facilidade e rapidamente jogos multiplataforma, onde o jogo é projetado e programado apenas uma vez, e funciona sem modificações no iPhone, Android, Kindle, etc…

Talvez a parte mais interessante do Corona, é o uso da linguagem Lua, uma linguagem extremamente flexível e interessante, que permite o uso de várias técnicas de programação não muito ortodoxas (mas permite perfeitamente uma programação bem ortodoxa caso seja o gosto do programador), isso permite a programadores experientes uma velocidade de desenvolvimento alta, e se o código for bem escrito, uma grande facilidade para manutenção do programa.

Caixa de musica da Kidoteca usando Corona SDKAs maiores vantagens do Corona então são:

Facilidade de Uso, graças a uma API no geral muito bem escrita, um manual de boa qualidade, e o uso extensivo da linguagem Lua, facilitando um trabalho multiplataforma.
Multiplataforma, o Corona funciona no Android, iOS, Kindle Fire e Nook, e o simulador também funciona no Windows e no Mac OSX, se você estiver disposto a fazer o usuário instalar o simulador, pode-se fazer aplicativos também para desktop.
Comunidade grande, existe o fórum oficial com inclusive uma seção em português, e um canal de IRC, infelizmente apenas em inglês.
Sólido, o Corona em si raramente da problemas ou bugs.

As maiores desvantagens do Corona são relacionadas a sua natureza proprietária, ele é limitado, sendo que muita coisa não é possível por causa do seu código fonte fechado (parece que nem usuários da versão mais cara deles tem acesso ao código fonte, no máximo tem acesso a uma API diferente que permite misturar o Corona com código nativo), o suporte não é grande coisa (a empresa CoronaLabs é razoávelmente pequena), e não é possível publicar nada com a versão gratuita.

Jogo balança de frutas com CoronaNo site do Corona pode-se ver 4 licensas disponíveis, uma grátis, que é a versão pública mais recente (que eles garantem que tem poucos defeitos) mas que não permite publicar os jogos… Uma versão “indie” onde se tem acesso a versão de desenvolvimento (muitas vezes cheia de defeitos, mas com as tecnologias mais novas), só que apenas para iOS OU Android, e a versão “Pro” que é igual a Indie mas dá acesso a iOS, Android, Kindle Fire e Nook. E finalmente a versão “Enterprise” que permite mais flexibilidade em algumas coisas, essa eu não testei (porque é muito cara).

O Corona foi escolhido (dentre as opções disponíveis então de desenvolvimento multiplataforma em Lua para mobile: Gideros e Moai) pela empresa que co-fundei, a Kidoteca, e estamos usando o Corona no desenvolvimento de nossos projetos, principalmente para iPad, Samsung Galaxy Tab e Kindle Fire.

Se alguém tiver dúvidas sobre o Corona, me mandem e-mail, ou pergunte aqui nos comentários ou no Twitter, e farei o que puder para responder!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 4 de setembro de 2012 4:28 pm

    Helder, thank you for writing about Corona SDK! I see that you are using it at Kidoteca, which is great. We also noticed you have answered a number of questions about Corona on Stack Overflow. Thanks again.
    I’d love to exchange a quick email with you and see if we can help out somehow. Please feel free to send me an email when you get a chance. Thank you!

    David

  2. 6 de novembro de 2012 9:31 am

    muito legal seu blog

  3. 31 de janeiro de 2013 12:16 pm

    Muito bom o seu post, parabéns!
    Gostaria de recomendar o livro digital que eu traduzi sobre Corona SDK chamado “Criando Aplicações Móveis com Corona SDK” que está disponível à venda no meu blog:

    http://luiztools.com/post/Criando-Aplicacoes-Moveis-com-Corona-O-Livro.aspx

    Obrigado!

Deixe um comentário por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: