Skip to content

Autor

Estúdio pessoal do Maurício Eu sou Hélder Maurício Gomes Ferreira Filho, conhecido na internet como Speeder, e em minha faculdade como Shadow, sou formado em Design e Planejamento de Games através da universidade Anhembi Morumbi, Projetista de Jogos e Programador.

Minha paixão desde criança foi a criação, sempre amei criar jogos, objetos de lego, personagens e estórias, também gosto de artes marciais, física, matemática, história, geografia, política e ficção científica, isso significa que tudo isso acaba aparecendo em meu trabalho de uma forma ou outra. E outra de minhas paixões sempre foi computação, eu comecei a aprender a operar um computador (na época um poderosíssimo 286 com 25mhz de velocidade e co-processador) antes mesmo de aprender a escrever (no fim aprendi a escrever para poder operar o computador)

Essas paixões nunca morreram, e apesar de que aos poucos minha paixão por criação de jogos foi diminuindo, era porque eu não sabia como faze-lo, mas quando entrei na faculdade essa paixão foi reacesa quando aprendi que a profissão existia, e quando aprendi corretamente as teorias.

Desde então mudei muito, deixei de apenas fazer mapas para os jogos e alterar regras dos jogos de tabuleiro, mas comecei a criar jogos eletrôncos do nada (com os de tabuleiro eu já fazia isso quando criança).

Também minha capacidade de programar aumentou exponencialmente, antes de entrar na faculdade apesar de minha grande experiência com progamação, eu nunca fizera um único programa gráfico, alguns jogos que fiz eram feitos usando o DOS. Peguei um livro na bibiloteca da faculdade, um de 2D (fiz questão disso, foi difícil achar), e a partir disso comecei a aprender rapidamente a programação de jogos gráficamente, aprendi a copiar imagens na memória (técnica mais rudimentar gráfica), depois como faze-lo com ajuda do processador gráfico (usando bibilotecas que usam o DirectDraw, inicialmente Allegro, depois HGE, então SDL, e agora retornei ao Allegro pois percebi que este apesar da idade ainda é o melhor) e no ano de 2008 comecei a programar em 3D de verdade usando Irrlicht, Horde3D e agora Cube 2.

Fiz também muitos contatos, e iniciei alguns projetos, o primeiro projeto usando o que aprendi na faculdade (Sem ser trabalho de faculdade) eu fiz sozinho em 2 semanas, o segundo eu fiz com dois artistas em 4 dias, e agora entrei no meu maior projeto, um jogo que possui dois motores gráficos diferentes, simulação de física bi-dimensional realista, e um escopo maior, este agora com uma equipe bem maior, isto despertou meu interesse por produção, achar uma equipe foi algo que gostei muito, e rapidamente comecei a juntar contatos de toda a indústria, achei o site LinkedIn (aos leitores que ainda não visitaram: visitem! É muito útil), o site do Tom Sloper (visitem este também!) e vários blogs interessantes, me juntei ao IGDA (entrem também! Não é caro!) e fui nas reuniões, conheci empresários (como o Rodolfo da Quantix, pessoa bem legal), projetistas (como o pessoal da Gameloft) e outras pessoas que trabalham no ramo, assim como estudantes e todo tipo de pessoa que quer entrar!

Consegui também um contrato de consultoria na Gamieon, empresa dos estados unidos (eu não fui lá, só a empresa é lá, eu trabalho daqui) que está fazendo o jogo Dominoze, aprendi muita coisa sobre o que é necessário para fazer um jogo comercial, e as dificuldades de faze-lo como desenvolvedor independente.

Almejo um dia montar minha própria empresa, ou trabalhar junto com as pessoas que considero exemplos na indústria (como Richard Garriot, Jorden Mechner, John Carmack e o pessoal que era da Looking Glass e da Origin!), e meu sonho a curto prazo é ir visitar uma GDC, coisa muito difícil por causa da distância.

Eu trabalhei na empresa Blackmaria, na divisão iBlack, projetando e programando jogos para iPhone, construí um fliperama, abri uma empresa, desativei a empresa, entrei em outra empresa para programar iPhone e também Android, saí novamente, e agora sou sócio da Kidoteca, fazendo jogos infantis para iPad, Android, Kindle Fire…

Então este sou eu! O criador de jogos.

13 Comentários leave one →
  1. Carlos Frohlich permalink
    18 de março de 2009 3:30 pm

    Ola Helder,
    Estou comecando a pesquisar sobre o assunto e acabei topando com seu blog. Muito interessante – texto claro, conciso e informativo.
    Estava pesquisando pelo behind the scenes das solucoes de jogos no mesmo modelo desenvolvido pela Gameforge da alemanha para que pudesse comecar a usar o meu tempo livre de forma maus produtiva.

    Certamente farei muitas visitas.
    Parabens pelo trabalho. Se quiser me adicionar ao linkedin, seria muito interessante.

    Carlos Frohlich
    http://www.linkdin.com/in/frohlich

  2. marcio permalink
    7 de abril de 2009 9:05 am

    blz cara eu vi um post seu num forum que fala sobre o blender eu tou comecando a estudar animacao e games eu gostaria de saber se vc sabe de algum curso em dvd ou coisa do tipo … tambem curto artes marciais fui praticante de aikido varios anos … se vc puder me ajudar entre em contato com migo

  3. Fernando permalink
    23 de janeiro de 2010 10:44 pm

    Oi Hélder,

    Seus textos têm sido bastante esclarecedores. Como ainda não li todos, não sei se algum deles responde às perguntas que farei.
    Como está a área acadêmica brasileira no mercado de produção de jogos? Estou pensando em fazer um doutorado nessa área mas temo que, sendo eu um psicólogo, enfrentaria os obstáculos da falta de interdisciplinaridade. Essa é uma área ainda restrita aos graduados em Ciência da Computação?

    Obrigado.

  4. marcelo permalink
    4 de março de 2010 11:39 pm

    oi speeder
    bom helder eu me chamo marcelo e estou formando esse ano em redes de computadores, pude perceber que voce tem um grande dominio no tema q eu escolhi para faser minha mono: GAME DESIGNER: ARTE, CIENCIA OU DIVERSAO… confesso que estou tendo dificuldade na bibliografia, sera que vc poderia mi passar algumas dicas sobre o tema, meu msn é xappitto@hotmail.com, aguardo….

  5. Angelo permalink
    21 de outubro de 2010 11:47 pm

    E ai men…fmz! Eu tava com uma idéia, na cabeça e tava pesquisando sobre alguns artigos a achei seu blog, eu tenho uma ideia de um game que foi um clássico nos consoles mais antigos, e quem conseguir recriar o classico pode fazer sucesso. Interessado na ideia me contacte. ANGELO.ALBS@HOTMAIL.COM

  6. Arthur permalink
    25 de fevereiro de 2011 3:12 pm

    E ai cara blz!? Eu estou cursando Jogos Digitais na fatec são caetano e achei seu site sem querer na internet. Achei ele muito instrutivo e muito completo, e sobre a sua idéia de montar uma empresa, eu do mais do que apoio. Apesar de tudo o brasileiro tem espirito empreendedor, já está mais do que na hora de pararmos de apenas consumir jogos e produzi-los também.

  7. 4 de outubro de 2011 4:42 pm

    Olá Hélder, tudo bem?

    Meu nome é Paula e eu sou a responsável pela zona de Cultura Digital da Campus Party.

    Estou pesquisando pessoas para convidar para participar de atividades na área de Artes Digitais e gostaria de conversar contigo sobre uma possível participação na palestra de demoscene.

    Por favor, me mande um email para o criatividade@campus-party.com.br

    Grata pela atenção,
    Paula

  8. Fabio permalink
    19 de outubro de 2011 1:54 pm

    Helder, tudo bem?
    Trabalho no SESC São Paulo e estou à procura de pessoas que trabalhem com desenvolvimento de jogos em software livre. Gostaria de conversar contigo sobre uma possível atividade. Escreva-me para conversarmos. O e-mail está no cadastro de comentários aqui do blog.
    até.

  9. Anderson permalink
    18 de março de 2012 3:36 pm

    Boa tarde Helder!
    Estava pesquisando pela net formas de criar jogos e começar a vender na Apple Store. Foi quando me deparei em seu blog. Não sei até que ponto é possivel ganhar uma grana com nisso, mas tenho ideias de jogos simples porem interessantes que poderiam ser aplicados no iphone. Gostaria de uma opinião sua a respeito disso e formas de botar a ideia em pratica.
    Grande abraço

  10. Denise Boppré permalink
    27 de maio de 2012 9:35 am

    Oi Helder, sou completamente leiga no assunto, sou psicopedagoga e criei um grande e complexo jogo digital. Nao sei como dar o primeiro passo! Criei jogos de mesa também. Alguem pode me ajudar?

  11. 2 de fevereiro de 2013 7:25 pm

    Ola tudo bem?entao eu queria saber se voçe pode me ajudar com esse projeto ou me indica pessoas com experiencia para me ajudar caso sim me responda porfavor,parabens pelo trabalho.sword-art-online-aincrad-world.webnode.com

  12. 10 de abril de 2013 8:41 pm

    Sou analista de conteúdos da empresa Mobbr e gostaria de lhe oferecer uma parceria de negócio.Trabalhamos com divulgação de conteúdos para telefonia móvel e caso vc tenha conteúdos prontos e queira saber mais sobre a proposta entre em contato pelo meu e mail.Nossos produtos de trabalho são Jogos,sms,wallpapers,vídeos e etc. estamos presentes em todas as operadoras nacionais,o que lhe garantiria grande visibilidade e uma rentabillização. Att: Will Lopes

  13. 19 de agosto de 2015 12:07 pm

    Sou músico e amo games. Procuro parcerias para a criação de jogos. Gostaria de compor ou auxiliar no processo de trilhas musicais.

Deixe um comentário por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: